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Metodologia

Mais de 3 décadas de experiência. Mais de 1.200 empresas trabalhando com a Metodologia ABS.

No mundo atual, todas as empresas precisam de mudanças constantes na forma e no modelo de atender às expectativas dos clientes, dos fornecedores e de seus acionistas. É exatamente isso que oferecemos na Metodologia ABS de Gestão: uma ferramenta altamente eficaz para o treinamento do cliente, na busca contínua pela excelência do processo. Buscamos enxergar todas as “lacunas” como oportunidades nas quais podemos nos concentrar e explorar com total afinco, transformando-as em uma mudança efetiva, duradoura e sustentável.

A gestão é a forma pela qual se rentabilizam ativos humanos, intelectuais, materiais, produtivos e mercadológicos. Com essa finalidade, o Conceito ABS de Gestão tem por objetivo tornar lucrativo qualquer negócio.
Nosso conceito trabalha o desenvolvimento da gestão dentro das organizações por meio das 3 vertentes que atendem às variáveis das quais qualquer negócio depende: atitude, procedimento e sistema.
Acreditamos que não se pode isolar qualquer uma dessas vertentes e o sucesso está na busca constante pelo equilíbrio entre elas.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (O QUE)

A visão é orientada para o conjunto de ferramentas praticadas. “O que” significa que vamos além dos aplicativos tecnológicos, focamos no exercício de planejar, controlar, ter indicadores confiáveis e cobrar corretamente a estrutura. Tudo para garantir a melhoria contínua e sustentável de qualquer processo (o que).

PROCEDIMENTOS DE ATUAÇÃO (COMO)

O procedimento normalmente é tido como uma ordenação de atividades concatenadas. Dentro do Conceito ABS de Gestão, o procedimento é mais do que isso. Interpretamos como a estrutura atua sobre as adversidades que o processo, orgânico por natureza, enfrentará.
Como consequência, o que se espera da gestão é um procedimento sistematizado (como), metódico, integrado e conduzido de ações gerenciais de correção aos desvios encontrados na força antinatural de qualquer processo. Dessa maneira, conseguimos corrigir as mudanças do percurso em busca da excelência.

ATITUDE DOS GESTORES (POR QUÊ)

Quando a ABS se refere à atitude, questiona o grau de consciência (por quê) das pessoas envolvidas nos processos da empresa, assim como as competências para atender as atividades necessárias e quanto há de comprometimento comparado com a exigência do negócio.
Os temas mais relevantes abordados são:

  • comunicação
  • custos
  • liderança
  • metas e objetivos
  • propensão à mudança
  • qualidade
  • resolução de problemas
  • resultados
  • reuniões
  • rotina de atuação
  • sinergia gerencial
  • utilidade do sistema
  • mudanças

A ABS também trabalha com profissionais com formação em psicologia voltada ao desenvolvimento humano atrelado às competências em gestão. Como todo negócio lida com pessoas, a exigência no foco da vertente atitude é a base para rentabilizar todos os ativos de qualquer organização.

A Metodologia ABS para uma gestão voltada para a lucratividade é composta por seis fases fundamentais. Responsáveis pela melhoria da qualidade de todos os níveis da organização, essas etapas possibilitam que, ao final do processo, os resultados sejam perceptíveis e mensuráveis.

1. Diagnóstico: avaliar as vertentes que afetam a empresa, baseando-se na Metodologia ABS de Gestão, na qual o equilíbrio das atitudes pessoais, da adequação do sistema de informação de processo e do cumprimento dos procedimentos necessários é utilizado em sua totalidade

2. Alinhamento: alinhar todas as diretrizes do processo, como as competências necessárias, a matriz de responsabilidades e a adequação dos indicadores chave. É ter sempre como referencial as necessidades identificadas na fase de diagnóstico, permitindo assim, a definição do modelo de avaliação.

3. Desenvolvimento: desenvolver a plataforma de gerenciamento consiste em treinar os profissionais da empresa, sistematizando as atuações e qualificando as metas e objetivos. Desta forma, é possível dimensionar o real benefício da implantação da Metodologia ABS de Gestão.

4. Implementação: implementar mudanças é atuar diretamente com o público relacionado ao pleno uso das ferramentas desenvolvidas. Assim, possibilitamos o envolvimento e o comprometimento de toda a estrutura para a tomada das decisões.

5. Acompanhamento: acompanhar os gestores no período de pós-implementação, conscientizar os envolvidos, proporcionar autonomia no desenvolvimento das ações gerencias e garantir a evolução constante do processo implementado.

6. Sustentabilidade: sustentar a excelência no processo é promover a constante adequação da estrutura às exigências que se fazem necessárias. Como todo o processo está submetido a uma volatilidade natural, alcançar a excelência é o desafio primordial.